Nos últimos anos, um relógio recebeu mais hype — ou super hype — do que qualquer outro: a colaboração multimarcas que incendiou o mundo relojoeiro há três anos, o Omega x Swatch MoonSwatch. As pessoas esperaram horas na fila por ele. Os golpistas pegaram o máximo que puderam e os anunciaram bem acima do preço de varejo em toda a internet. As pessoas ficaram encantadas. As pessoas ficaram horrorizadas. De qualquer forma, as pessoas estavam comentando.
Independentemente da sua posição sobre o antigo debate Omega x Swatch MoonSwatch, ninguém pode argumentar que sua própria existência não mudou o cenário dos relógios de forma irrevogável. Entramos firmemente na era pós-MoonSwatch. Mas agora, três anos depois, que mudança essa improvável colaboração com a Biocerâmica provocou? O que está acontecendo com essa colaboração agora? E será que essa dupla de gigantes da relojoaria algum dia será interrompida?
Quando a primeira leva do Omega x Swatch MoonSwatch explodiu em cena, foi um exemplo de produto certo na hora certa. O ano sagrado (ou blasfemo) foi 2022, que, como você deve se lembrar, foi apenas alguns anos depois que todos foram isolados da sociedade durante a COVID (prometo que tenho razão aqui). Durante esse tempo, muitos se viram repentinamente picados pelo bichinho da coleção de relógios, mais inundados com um novo hobby relojoeiro e mais em sintonia com o cenário do mundo relojoeiro do que esperavam, especialmente com o elemento das mídias sociais. Então, agora você tem mais pessoas prestando atenção em relógios do que nunca, e agora com a conveniência adicional de poder visitar lojas físicas. E se você for um membro sortudo do Swatch Group, você tem a tempestade perfeita para criar um frenesi alimentar fora de seus varejistas com o lançamento de uma nova colaboração completamente nova.
Após algumas provocações iniciais nas redes sociais, os primeiros sinais do que estava por vir foram revelados: uma versão Swatchificada de um dos relógios mais icônicos de todos os tempos, o Omega Speedmaster Professional Moonwatch. Apresentando uma caixa de biocerâmica em vez da de aço do Speedmaster e estreando em 11 combinações de cores diferentes, ou "Missões", inspiradas em diferentes locais do nosso próprio sistema solar, o MoonSwatch estava gerando entusiasmo online antes mesmo que as pessoas soubessem como adquiri-lo. É claro que havia um porém: apesar do burburinho, esses relógios não estariam disponíveis online e só seriam encontrados em lojas selecionadas em todo o mundo.
Embora isso certamente tenha causado muita reclamação, essa dupla foi um golpe de marketing genial, criando um senso de urgência e escassez, que foram os dois principais fatores que contribuíram para incitar uma aflição que só pode ser corretamente apelidada de Loucura MoonSwatch. De Nova York a Tóquio, Berlim, Pequim, Sydney e além, as pessoas formavam filas por horas e horas do lado de fora das lojas Swatch em todo o mundo, na esperança de ter a chance de adquirir um MoonSwatch para si – ou lucrar com a onda revendendo modelos online pelo triplo do preço. Havia cadeiras dobráveis, muitos cobertores, casacos acolchoados e canecas térmicas do público ansioso, em climas ainda frios no início de março. A Loucura do MoonSwatch já estava instalada antes mesmo que as lojas abrissem suas portas.